O plastificante é o principal aditivo para o PVC flexível, ele é o responsável por dar flexibilidade e reduzir a dureza das peças feita com PVC. Normalmente trata-se de um líquido inodoro, incolor ou levemente amarelado, de baixa volatilidade e insolúveis em água. A compatibilidade com PVC é a principal característica que um plastificante tem que possuir, e para isso eles são classificados como primários e secundários, onde o primeiro tem maior compatibilidade em relação ao segundo.
Os principais plastificantes utilizados no plastisol são DOP, DINP, DOTP, DIBP e DOA, além dos plastificantes de origem vegetal. Existem vários outros tipos de plastificantes monoméricos como os citados anteriormente, e a linha polimérica.
Os plastificantes devem ser escolhidos de acordo com processo de transformação e produto final, levando em consideração toxidade, compatibilidade com outros aditivos, fluidez, odor, cor, permanência (baixa migração), entre outros.
Saiba mais, consulte-nos.
Image by <a href="https://www.freepik.com/free-photo/still-life-world-science-day-composition_19334003.htm#page=3&query=tambores%20qu%C3%ADmicos&position=45&from_view=search&track=ais">Freepik</a>